arrow_drop_down
Educando nos Princípios Bíblicos

Educando nos Princípios Bíblicos

Como ensinar o evangelho para as crianças?

 

*Por Karen Costa Machado de Alencar

 

“Ensina a criança no caminho que deve andar, e ainda quando for velho, não se desviará dele.” (Provérbios 22:6)

 

     A medicina nos mostra aquilo que a bíblia já revelou há muito tempo: o cérebro de uma criança é como uma esponja do mar, que absorve tudo o que está à sua volta, seja saudável ou prejudicial. Durante os três primeiros anos de vida, o cérebro infantil cresce cerca de 80%, guardando os experimentos por meio dos sentidos, o que torna esse período do desenvolvimento o mais adequado para ensinar hábitos saudáveis e, principalmente, princípios bíblicos.

 

     O que a Palavra de Deus nos ensina em Provérbios é que, não importam as circunstâncias da vida, mas a palavra ensinada na infância germina e dará frutos no tempo certo. Veja como exemplo Moisés, cujo Deus permitiu que fosse criado pela sua mãe biológica para que ela o ensinasse os princípios cristãos e, mesmo quando se tornou príncipe do Egito, aqueles primeiros ensinamentos vieram à tona. Assim, ele foi usado por Deus para se tornar o líder do povo judeu e libertá-los do Egito. Ou ainda a serva de Naamã, que, mesmo em uma situação adversa, vivendo como escrava, longe de sua família, de seus líderes religiosos, não deixou de servir a Deus e, por meio de sua fé, a vida de Naamã foi alcançada.

 

     A palavra de Deus é enfática e nos orienta a ensinar a criança. Por que será? A criança é pura, aberta a aprender e sua essência está em formação. Ela tem facilidade para assimilar e guardar no coração. Como ensinar o evangelho para crianças? Dedique tempo lendo e contando histórias, ensine músicas cristãs. O amor pela palavra de Deus nasce quando há investimento na vida das crianças desde a tenra idade. Ao longo dos anos a palavra frutificará e os bons frutos serão colhidos através da vida das crianças.” Iraci Alfredo, psicopedagoga.

 

REFERÊNCIAS

 

[1] Lar Montessori – disponível em <https://larmontessori.com/2018/01/28/mente-esponja-mente-absorvente/> -

acessado em 8 de maio de 2021

 

[2] Instituto de Administração da Saúde – disponível em

<https://iasaude.pt/index.php/informacao-documentacao/recortes-de-

imprensa/1893-cerebro-e-como-uma-esponja-ate-aos-11-anos-de-idade> -

acessado em 8 de maio de 2021


[3] Bíblia sagrada – 2 Reis 5:2-3; Êxodo 2; Provérbios 22:6