arrow_drop_down
Quero investir, por onde começo?

Quero investir, por onde começo?

Passos para começar a investir financeiramente, à luz da Palavra de Deus

*Por Jorge Sakaguchi

     “Faça isso Faraó, e ponha administradores sobre a terra, e tome a quinta parte dos frutos da terra do Egito nos sete anos de fartura. Ajuntem os administradores toda a colheita dos bons anos que virão, recolham cereal debaixo do poder de Faraó, para mantimento nas cidades, e o guardem. Assim, o mantimento será para abastecer a terra nos sete anos da fome que haverá no Egito; para que a terra não pereça de fome” (Gênesis 41:34-36).

     Muitas pessoas têm o desejo de investir seu dinheiro e multiplicá-lo. É importante dizer que não há pecado neste tipo de pensamento, mas, como cristãos, sempre devemos colocar à prova quais são as nossas verdadeiras intenções. Aprenda em três passos como começar a fazer aplicações financeiras, sob a luz da Palavra de Deus:

1- Antes de pensar na Bolsa de Valores, Bitcoin ou qualquer local para depositar seu dinheiro, aplique-o primeiramente na casa de Deus. Você pode e deve fazer isso sendo obediente nos dízimos, grato nas ofertas e amando ao próximo nas primícias. Lembre-se do que diz Mateus 6:24b: “Não podeis servir a Deus e às riquezas”.

2- Entenda seu momento de vida: em formação acadêmica, em construção de patrimônio, em crescimento familiar, em filhos voando independentes, chegando à aposentadoria, aposentado.

Quais são seus sonhos e vontades de correr riscos? São esses pensamentos que definirão seu perfil de investidor (ultraconservador, conservador, moderado, dinâmico - vide imagem abaixo) e por consequência a distribuição recomendada da sua carteira financeira (%renda fixa, %multimercados, %fundos imobiliários, %renda variável, %nacional, %internacional).


 Fonte: Safra Report Maio/2021 (Link)

 

3- Compreenda as opções de investimento, os riscos envolvidos e não se iluda com retorno rápido e fácil. Cuidado com as armadilhas (que são muitas) e comece pequeno, permita-se errar e perder pouco para ganhar cicatrizes. A máxima de qualquer investidor é pensar a longo prazo, nunca usar suas reservas de emergência e nunca colocar todos os ovos na mesma cesta.

 

Bons investimentos!