arrow_drop_down
O caminho mais longo

O caminho mais longo

          “Tendo Faraó deixado ir o povo, Deus não o levou pelo caminho da terra dos filisteus, posto que mais perto, pois disse: Para que, porventura, o povo não se arrependa, vendo a guerra e torne para o Egito. Porém Deus fez o povo rodear pelo caminho do deserto...”Ex 13:17-18.

           Sabe por que Deus levou Israel pelo caminho do deserto e não pelo caminho mais curto? Se Israel fosse pelo caminho aparentemente mais fácil e curto, daria de cara com os filisteus, povo guerreiro e cruel. Ora, um povo que acabou de sair de uma vida escrava, que nunca havia segurado uma espada, certamente seria dizimado pelos bárbaros filisteus. Portanto, era como se Deus estivesse dizendo: “Vocês ainda não estão prontos para essa batalha, eu preciso treinar vocês. Ainda não é hora de encarar os filisteus. Assim sendo, vocês irão pelo caminho mais longo, o caminho do deserto”.

          Às vezes, Deus está te conduzindo pelo caminho mais longo porque você ainda não está pronto. Ele está preparando você! Aquilo que você acha ser uma falta de cuidado de Deus é justamente o oposto! No deserto você será forjado! Nas temperaturas extremas do deserto (muito quente de dia e muito frio de noite), entre as serpentes e escorpiões do deserto (Perigos e ameaças), na mesmice e no vazio do deserto (aparente abandono e solidão) sua fé Nele será forjada gloriosamente como uma espada no fogo!  Então quando chegar a hora de enfrentar os filisteus você não temerá! Seu coração estará firme Naquele que te sustentou no deserto!

          “Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio.” II Tm 1:7.  "Por isso não temas, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus! Eu o fortalecerei e o ajudarei; eu o segurarei com a minha destra vitoriosa.” Is 41:10. Que tal, no meio desse longo deserto, dar uma paradinha para entregar seus medos e realmente começar a confiar em Jesus?   

Pr Gláucio